TURURU HISTÓRICO
Foi esse nome, assim escrito, que a lei provincial nº 2070, de 02 de Agosto de 1884, a seguir transcrita registrou o povoado de Tururu, passando a figurar na carta geográfica do estado do Ceará.
ORIGEM DO NOME TURURU
O nome é de origem indígena, do tupi, que quer dizer paturi, uma espécie de marrequinha. A fêmea é mais pálida com a cabeça pintada de preto, dorso ferruginoso, rajada de preto. Cabeça, faces e mento pretos, meio do dorso inferior, cauda e rêmiges pardo- escuro e espelho branco nas asas.
Na época do inverno, essas marrequinhas, chegavam, aqui, na lagoa do Felipe, para procriação, vindas do sul dos Estados Unidos e do Norte e Leste da Argentina.
Quando acossadas por predadores, para se defender mergulham e quando voltam á tona d’agua, numa distância calculada de cem metros, submersas, levantam as asas e emitem um som semelhante a tu-ru-ru, como se fosse uma gargalhada, zombando de seus inimigos.
Daí o significado, na língua tupi, do nome Tururu, sinônimo de paturi vulgarmente conhecido como mergulhão.
ELEVAÇÃO A DISTRITO
Tururu foi elevado a distrito, por decreto-lei estadual, em 1892 e aumentando o seu território com parte do extinto distrito de Rajada, do município de Itapipoca, conforme decreto-lei estadual nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943.
ELEVAÇÃO A MUNICIPIO
O distrito de Tururu foi elevado a município Por lei Estadual nº 11.334 de 19 de Junho de 1987 e instalada a administração municipal em 1º de Janeiro de 1989, com a posse do prefeito eleito em 15 de novembro de 1988.